segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Eu e a educação

Aniversário e despedida das funções de educadora - Luciene Pinto 18/11/2012 Custódia PE

quinta-feira, 8 de novembro de 2012


FÁBULA - OS TRÊS LEÕEZINHOS
Era uma vez, numa determinada floresta, uma leoa-mãe havia dado à luz três leõezinhos bem bonitinhos: O Rax, o Rix e o Rex. Os três, travessos e peraltas, eram o orgulho da mamãe-leoa. Nessa fase de aprendizado, a cada dia que se passava, cada um fazia mil traquinagens e peripécias. Tudo transcorria bem até que um dia, o macaco, representante eleito dos animais súditos,
malandro e puxa-saco, fez uma reunião com toda a bicharada da floresta e falou:
- Aí, galera ! Nós, os bichos, sabemos que o leão é o rei dos animais, mas paira uma dúvida no ar: existem três leõezinhos fortes que estão em crescimento. Ora, a qual deles deveremos prestar homenagem? Quem, dentre eles, quando crescer, deverá ser o nosso rei ?
O Rax ? O Rix ? O Rex ?
Os três leõezinhos souberam da reunião e comentaram entre si:
- É verdade, a preocupação da bicharada faz sentido. Uma floresta não pode ter três reis ! Assim, precisamos saber qual de nós será o escolhido.
Mas como descobrir ? Essa era a grande questão: lutar entre si eles não queriam, pois eram irmãos e muito amigos.

O impasse estava formado. De novo, todos os animais se reuniram para discutir uma solução para o caso. Depois de usarem técnicas avançadas de reuniões, gerenciamento de crises, etcétera e tal, eles tiveram uma ideia excelente. O macaco ficou encarregado de encontrar-se com os três felinos e contar o que a bicharada havia decidido:

- Bem, senhores leões, falou o macaco, encontramos uma solução desafiadora para o problema. A solução está na MONTANHA DIFÍCIL.
- Montanha Difícil ? - Como assim ? Perguntaram os três leõezinhos.
- É simples - ponderou o macaco, decidimos que vocês três deverão escalar a Montanha Difícil. Quem primeiro atingir o pico será consagrado Rei dos Animais.

A Montanha Difícil era a mais alta entre todas as montanhas naquela imensa floresta. Cercada por um caudaloso rio, cujas águas turbulentas e profundas percorriam um perigoso despenhadeiro, a Montanha Difícil era o terror da bicharada. E o desafio foi aceito. No dia combinado milhares de animais cercaram a Montanha Difícil para assistir à grande escalada.

Rax, como era o primogênito, mais velho, foi o primeiro a tentar. Não conseguiu. Foi derrotado. Rix, o segundo, também tentou. Caiu exausto. Foi derrotado. E chegou a vez de Rexzinho, o caçula, terceiro e mais novo. Tentou. E não conseguiu. Também foi derrotado. E rugiu: Buáááá
E agora ? Afinal, qual deles seria o rei, uma vez que os três foram derrotados ? Os animais estavam curiosos e impacientes para saber quem seria o novo rei; e o macaco, esperto, achava que ficaria com a coroa.
Ledo engano. Foi nesse momento que uma sábia coruja, idosa na idade e grande em sabedoria, pediu a palavra:
- Eu sei quem deverá ser o rei!!!
Ao ouvirem aquilo, todos os animais fizeram um silêncio de grande expectativa.
- A senhora sabe ??? Mas como ??? - gritaram todos em uníssono, olhando para a coruja de olhos amarelos que pousara em um galho.
- É simples - confessou a sábia coruja - Eu fiquei voando entre eles, bem de perto e só observando. Quando eles voltaram fracassados para o vale, eu escutei o que cada um deles disse de si para si e para a Montanha Difícil.
O primeiro leão disse: - Montanha, você me venceu !
O segundo leão disse: - Montanha, você me venceu!
O terceiro leãozinho, o Rexzinho, também disse: - Montanha, você me venceu ! Mas só por enquanto! Você, montanha, já atingiu seu tamanho final, mas eu ainda estou em fase de crescimento e aprendizagem...
- A diferença, - completou a coruja, - é que o terceiro leãozinho teve uma atitude de vencedor diante da derrota, e quem pensa assim é maior que seu problema, é rei de si mesmo, está preparado para reinar sobre os outros, e comandar.
Os animais da floresta aplaudiram entusiasticamente ao terceiro leão, Rexzinho, o caçula, que então foi eleito e coroado rei dos animais.

MORAL DA HISTÓRIA: Não importa o tamanho dos seus problemas ou das dificuldades que você tenha; seus problemas, pelo menos na maioria das vezes, já atingiram o clímax, e já estão no nível máximo, mas você não. Você ainda está crescendo. Você é maior que todos os seus problemas e dificuldades juntos. Você é jovem e ainda não chegou ao limite de seu potencial e performance. A Montanha das Dificuldades tem tamanho fixo, limitado. . . E, lembre-se daquele ditado: "Não diga a Deus que você tem um grande problema, mas diga ao problema que você tem um GRANDE Deus."

terça-feira, 23 de outubro de 2012


PDF
Imprimir
E-mail



Uma das principais lutas dos trabalhadores da educação brasileira, a Lei Nacional do Piso do Magistério, promulgada em 2008 (Lei 11.738/08), ainda não é respeitada por 10 estados brasileiros. E outros 11 estados não cumprem integralmente a lei, o que inclui a hora-atividade, que deve representar no mínimo 1/3 da jornada de trabalho do professor, conforme aprovado pelo Supremo Tribunal Federal em 2011.
Entre as ações que buscam garantir o respeito à lei, a CNTE realizou, em conjunto com a CUT, a VI Marcha Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, no dia 05 de setembro, em Brasília. 10 mil trabalhadores compareceram na Esplanada dos Ministérios.
No mesmo dia, a CNTE solicitou audiências com a presidenta Dilma Rousseff, com o ministro da educação, Aloizio Mercadante e com os presidentes do Senado Federal, José Sarney e da Câmara dos Deputados, Marco Maia, para debater o trâmite do Plano Nacional de Educação, a implementação da Lei do Piso e as principais reivindicações da Marcha. Saiba mais detalhes aqui.
Relação de estados:
Não pagam o piso: Alagoas, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe.
Não cumprem a lei na íntegra: Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, São Paulo, Tocantins.
Cumprem a lei na totalidade: Acre, Amazonas, Distrito Federal, Mato Grosso e Rondônia.
Não informado: Rio de Janeiro.
Abaixo, a tabela de salários do magistério nos estados atualizada.

 
É

Isso mostra nitidamente, a falta de compromisso desses governantes com a educação brasileira. Acorda Prossefor! As eleições vem aí... e quando o povo quer não há dinheiro no mundo que mude a vontade do povo.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Professor/Professora

Preciso falar-te...
Pode ser que estejas cansado (a)...
Foram tantos os trabalhos desempenhados,
Foi penoso o planejamento elaborado!

Pode ser que estejas preocupado...
São tantas as críticas, as pressões,
São tantos os problemas de disciplina,
É grande a responsabilidade que a ti confiaram!
Deves estar apressado...
A escola fica longe
E o trabalho parece maior que o tempo de executá – lo.
Talvez estejas angustiado...
Os tempos são difíceis, o salário insuficiente,
Deves estar desanimado.
Mas eu insisto: preciso falar – te.
Trago – te recados importantes! Houve alguém que venceu na vida
E mandou dizer – te que foi porque tuas lições permaneceram.
Houve alguém que superou a dor
E mandou dizer – te que foi a lembrança da tua coragem que o ajudou.
Muita gente desta cidade, deste estado, deste país
E do mundo inteiro manda dizer – te
Que és importante, que o teu trabalho é nobre
Que de ti nasce a motivação para o progresso,
Para a busca de qualidade
Para a união e harmonia de um povo.
Muito obrigado, amigo!
Esquece o cansaço, a preocupação, a pressa e a angústia.
Porque muita gente depende de ti e deseja que venças sempre.
Afinal, és um grande semeador!

Dedico esta homenagem a todos os professores, em especial aos colegas da Escola Luiz Epaminondas Filho.

Parabéns pelo nosso dia!

Carinhosamente,
Luciene Pinto.

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Esclarecimento

Fui educada assim: temente a Deus e acreditando que nada escapa aos seus olhos; amando e respeitando o meu próximo, sempre me colocando no lugar do outro para não cair nas tentações mundanas; aprendi com meus pais a ser honesta, leal, cordial, respeitosa, sincera e amar as pessoas pelo que elas são e não pelo que elas têm. Aprendi a vencer pelo talento, perseverança, esforço; sem atropelar ninguém. Aprendi ainda a ter personalidade forte e assim zelar pela minha palavra e meu nome enquanto profissional e cidadã.


Diante de tudo isso percebi que não existe nenhum sentimento mais nobre do que a gratidão. Quero demonstrar aqui todo meu respeito, carinho, admiração e agradecimento ao Prefeito Nemias e a Secretária de Educação – Luciara Frazão pelo cargo de Diretora da Escola Municipal Luiz Epaminondas Filho e pelo apoio ao meu trabalho enquanto profissional.

Para muitos foi surpresa saber que entreguei o cargo. Mas, quero esclarecer que foi decisão minha. Meu agradecimento todo especial, também, aos professores pelo apoio aos projetos, festividades e outras atividades pedagógicas, aos demais funcionários meu abraço sincero, aos pais pela parceria com a escola e aos alunos dizer que tudo que fiz foi pensando no futuro deles e para proporcionar o melhor a todos... Razão pela qual quero deixar aqui o meu recado: estudem e procurem ser bons no que fazem e na área que escolherem.

Não poderia jamais esquecer de agradecer a família Epaminondas, em especial a Dona Joany pela placa doada a Escola Luiz Epaminondas. Agradecer ao Doutor João Paulo Simões de Almeida (meu sobrinho), Tenente Dorgival e outros profissionais que realizaram palestras na referida escola; à equipe gestora parabéns pelos bons momentos de convivência.

Para finalizar quero agradecer aos parceiros dos projetos realizados em minha gestão: Prefeitura de Custódia, Câmara de Vereadores, Fábrica de Doces Tambaú, Supermercado São José e demais comerciantes. "O trabalho bem executado, traz-nos a alegria do dever cumprido". Valeu!

Dito tudo isso confirmo minha convicção política no partido vermelho que nos últimos oito anos mudou para melhor a nossa cidade. O trabalho não pode parar. É 40, 40, 40...

Sinceramente,
Luciene Pinto
Professora
 

sábado, 16 de junho de 2012

Passeata do Projeto Educação e Família unidas contra o alcoolismo





PARÓDIA DE LUCIENE PINTO
TEMA: O ALCOOLISMO
NA MELODIA: O XOTE DAS MENINAS
INTERPRETADA POR: JONATHA

O alcoolismo
Tem matado muita gente
Devagarinho ele afunda
O cidadão
Que vai perdendo a sua dignidade
E toda felicidade
Que traz no seu coração...


Mesa comprida
Não consegue falar baixo
Com tanta muié danada
Esquece do filho o pão...

Ele só bebe
Só pensa em beber
Ele só bebe
Só pensa em beber

De manhã cedo já tá plantado
Na mesa de um bar
Sonhando acordado
Família destruída, saúde desgastada
Não come, nem se cuida
Não dorme, nem quer nada.


Ele só bebe
Só pensa em beber
Ele só bebe
Só pensa em beber

Vem o dotô e examina
Chama a muié de lado
E diz logo em surdina
Que infelicidade
E que triste sina
Não tem um só remédio
Em toda medicina.

Culminância do projeto sobre o alcoolismo



Sexta-feira, 15 de junho de 2012 

A Secretária de Educação – Luciara Frazão de Lima parabenizou a aluna da Escola Municipal Luiz Epaminondas Filho, por vencer o concurso para a escolha do tema do projeto sobre o alcoolismo na rede municipal.
            A aluna Gislaine recebeu das mãos da secretária um celular de última geração e todos que fazem a Escola LEF ficaram orgulhosos pela aluna.

Projeto Educação e Família: unidas contra o alcoolismo

Palestra sobre o alcoolismo com o tenente Dorgival da CIOSAC
05 de junho de 2012






A liberação de bebida alcóolica para menores

 Palestrante Dr. João Paulo Simões de Almeida
21 de maio de 2012









O alcoolismo na família

Bate papo sobre o alcoolismo na família (com Luciene e Fátima)
16 de maio de 2012




  


 

domingo, 13 de maio de 2012

HOMENAGEM A TODAS AS MÃES...



Consagração A Nossa Senhora

Ó, Minha Senhora e também minha mãeEu me ofereço, inteiramente todo a vós.E em prova da minha devoçãoEu hoje vos dou meu coração.
Consagro a vós meus olhos, meus ouvidos, minha boca.Tudo o que sou, desejo que a vós pertença.Incomparável mãe, guardai-me e defendei-me,Como filho e propriedade vossa, AmémComo filho e propriedade vossa, Amém.
Ó, Minha Senhora e também minha mãeEu me ofereço, inteiramente todo a vós.E em prova da minha devoçãoEu hoje vos dou meu coração.
Consagro a vós meus olhos, meus ouvidos, minha bocaTudo o que sou, desejo que a vós pertençaIncomparável mãe, guardai-me e defendei-me,Como filho e propriedade vossa, AmémComo filho e propriedade vossa, Amém. 
Maria é o reflexo do Amor de DEUS. Que ela possa interceder  ao seu filho JESUS por todas as mães, lembradas e esquecidas nesta data tão especial.

Parabéns! Feliz Dia das Mães!
Sinceramente, Luciene Pinto.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

II Festival do Cangaço - Brilho de Lampião - Plínio Fabrício

 
Música de Plínio Fabrício "Brilho de Lampião" foi uma das canções finalistas do II Festival de Cangaço, realizado em Serra Talhada, dia 28 de abril de 2012 na Estação do Forró, antiga Estação Ferroviária.

Plínio Fabrício - Coração Quebrado



Nova composição do cantor e compositor Plínio Fabrício.

Plínio Fabrício - Muito Prazer ! Sou Nordeste Mãe Brasil



Há muitos anos para o Nordeste foi dado as costas por governantes que não valorizavam a joia que tinham, Luiz Inácio fez o Mundo conhecer o real valor que o Nordeste tem, por ser humano e nordestino, que ao descer de um pau-de-arara em vez de ser delinquente transformou-se em presidente...e mudou a história de nossa gente, por isso que é e sera sempre "o cara".

Homenagem à Chico Anysio


Plínio Fabrício - Brilho de Lampião (II Festival de Música do Cangaço 2012)


 Por Venâncio Izidro


O cantor e compositor, Plínio Fabrício de Custódia/PE, teve a música de sua autoria: Brilho de Lampião, classificada dentre as 20 (vinte) músicas, que vão participar do II Festival de Músicas do Cangaço/2012. O Festival será realizado dia 28/04/2012, na Estação do Forró, em Serra Talhada/PE.

Devemos também dar todo o apoio necessário, para que ele possa ser o vencedor nesse festival de caráter nacional, elevando pernambuco através de sua cultura e ampliando as informações sobre a história de Lampião através de seu museu no município de Serra Talhada. E contemplando a riqueza cultural do município de Custódia/PE, e suas riquezas naturais, desejo ao Plínio Fabrício, tudo de bom e toda sorte possível, para que ele possa com seu talento e sua música, abrir espaços no cenário nacional afim de sustentar de vez a cultura popular custodiense. 

Plínio é um dos talentos que enriquecem a nossa cultura e divulga o nosso município para o resto do brasil. Merece todo o apoio necessário.



Premiação:

A.    1º LUGAR: R$ 4.000,00 (quatro mil reais);
B.    2º LUGAR: R$ 3.000,00 (três mil reais);
C.    3º LUGAR: R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais);
D.    4º LUGAR: R$ 2.000,00 (dois mil reais);
E.    5º LUGAR: R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais);
F.    MELHOR INTÉRPRETE: R$ 2.000,00 (dois mil reais).

1. LEMBRANÇAS DO CANGAÇO
Autor: Mauricio Santos
Intérprete: Chik
Cidade: Recife/PE

2. LEMBRANÇAS DE EU, VIRGOLINO
Autor: Luís Cláudio Ribeiro (Casquideo)
Intérprete: Tavinho Limma
Cidade: Alfenas/MG

3. UM CANGACEIRO E UM CÃO
Autor: Artur Silva
Intérprete: Laerson Alves
Cidade: João Pessoa/PB

4. O BRASIL, O CANGAÇO E LAMPIÃO
Autor: Rui Grude
Intérprete: Rui Grude
Cidade: Serra Talhada/PE

5. ALAÚDE
Autor: Cley Lunna e Odália Araújo
Intérprete: Cley Lunna
Cidade: Macapá/AP

6. O TRAJETO DO REI
Autor: Henrique Brandão
Intérprete: Aldeir Bezerra
Cidade: Serra Talhada/PE

7. ESTRADEIRO
Autor: Hélio Crisano e Zeca Brasil
Intérprete: Lysia Condé
Cidade: Parnamirin/RN

8. CORDEL CELESTE
Autor: Laércio Beethoven
Intérprete: Laércio Beethoven
Cidade: Salvador/BA

9. AMOR CANGACEIRO
Autor: David Farias, Felipe Burgos e Roberta Aureliano
Intérprete: Roberta Aureliano
Cidade: Maceió/AL

10. A ÚLTIMA NOITE DE LAMPIÃO
Autor: Jamil Santos
Intérprete: Jamil Santos
Cidade: Jaboatão dos Guararapes

11. EM VERSOS QUEBRADOS, MULHER NO CANGAÇO
Autor: João Sereno e Maviael Melo
Intérprete: Carlinhos Pajeú
Cidade: Juazeiro/BA

12. RIACHO DE SANGUE
Autor: Ray di Serrat e Tico de Som
Intérprete: Ray di Serrat
Cidade: Serra Talhada/PE

13. SEMENTE DO CANGAÇO
Autor: Zé Alberto
Intérprete: Zé Alberto
Cidade: Exu/PE

14. CONVITE A LAMPIÃO
Autor: Edmilson Providência
Intérprete: Ernesto Teixeira
Cidade: Cratéus/CE

15. PORRADA
Autor: Igor Bruno
Intérprete: Igor Bruno
Cidade: Recife/PE

16. SAUDADE DE PROSSEGUIR
Autor: Zebeto Correa
Intérprete: Zebeto Correa
Cidade: Recife/PE

17. FLORES DO CANGAÇO
Autor: Tavinho Limma e Sandro Livarck
Intérprete: Tavinho Limma e Sandro Livarck
Cidade: Ilha Solteira/SP

18. BRILHO DE LAMPIÃO
Autor: Plínio Fabrício
Intérprete: Charles Valença
Cidade: Custódia/PE

 
19. NAS ESTRADAS DE BOM NOME
Autor: Escurinho
Intérprete: Escurinho
Cidade: João Pessoa/PB

20. O CANGAÇO E A NOVA ORDEM SOCIAL
Autor: Gouveia Filho
Intérprete: Gouveia Filho
Cidade: São Paulo/SP

Custódia, Saudades e Lembranças - por Plínio Fabrício



Um taco do sertão do meu Brasil
Menina dos olhos de Pernambuco
Não sei ao certo qual a tua origem
Custódia berço, minha mãe gentil.

Terra onde pisou Lampião
Seu Jorge no rastro da chinela
Dos poemas de Sevy me lembrei
Com tia Ceiça minha primeira lição.

De seu Florêncio os tiros de Bacamarte
A festejar as noites de São João
Devoto de “Padim pade Ciço”
Com seu Lunga aprendi um montão

Refrão:

Custódia prende meu coração
Saudade dos meus tempos de menino
Das feiras do parque de Adamastor
Das missas celebradas aos domingos

Do doce cheiro da Tambaú
Em Zé das Máquinas um bom filme eu vi lá
Ao som dos Ardentes eu dancei
Com Neta Góis conheci o Bê a Bá

Terra de Ernesto Queiroz
Terra do mito Luizito, em seu Domingos
Na Casa Góis eu comprei
Um candeeiro, uma viola e um brinco.

O brinco eu dei ao meu amor
O Candeeiro ao som de um sanfoneiro
A minha viola a lua quem contemplou
E a saudade aqui dentro do peito.

Refrão

Pra onde voou o carcará
De onde surgiu o cariri
Nos carnavais seu Joventino a brincar
No mela-mela ao banho de chafariz

Torrão do padroeiro José
Do ilustre Orlando Ferraz
De Totonho, Osório e Zé Florêncio
Do enfermeiro Antonio do Posto um ás

Zé Caboclo nessas bandas tocou
De Luiz Gonzaga a triste partida
No coração a saudade ficou
De lembranças da minha terra querida

Um taco do sertão do meu Brasil
Menina dos olhos de Pernambuco
Não sei ao certo qual a tua origem
Custódia berço, minha mãe gentil.

Terra onde pisou Lampião 
Seu Jorge no rastro da chinela
Dos poemas de Sevy me lembrei
Com tia Ceiça minha primeira lição.

De seu Florêncio os tiros de Bacamarte
A festejar as noites de São João
Devoto de “Padim pade Ciço”
Com seu Lunga aprendi um montão

Refrão

Como poderia esquecer
Das oratórias de Dr. Pedro
Do meu vizinho Luiz Amaral, De Gerson Pinto
E Silvio Carneiro, Anfilófio e seu Chico Eugênio
Ilustres filhos Custódia é o berço

Refrão