sábado, 24 de abril de 2010

Apostila para os professores do Ensino Infantil

Colegas Professores,

O planejamento das atividades a serem vivenciadas com a criança é considerado um momento fundamental. Ele é a bússola que irá orientar e favorecer a aceitação, interação e desenvolvimento do educando no ambiente escolar.
A convivência com a criança oferece ao professor a possibilidade de criar diversas atividades. Sem esquecer que na hora de planejar deve criar situações didáticas que tenham como objetivo o desenvolvimento holístico do educando. Assim, objetivando auxiliar, facilitar e enriquecer o trabalho do professor da Educação Infantil segue algumas sugestões de atividades e práticas que podem ser aplicadas para as crianças dessa modalidade de ensino.

Prepare tarefinhas que abordem a higiene e coloque em prática com as crianças.
Estimular a limpar o nariz; lavar as mãos, escovar os dentes antes das refeições; cuidar dos objetos de uso pessoal; não jogar lixo no chão; não sujar o local do lanche, enfim...
Na hora da merenda oriente o aluno a alimentar – se.
Comer com a boca fechada; não falar na hora que estiver comendo; mas, dando liberdade ao educando para que possa aprenda a realizar essa tarefa sozinho. Lembrando ainda, que o papel do professor é orientar, facilitar e nunca realizar a atividade pelo aluno.
Trabalhe as Boas Maneiras
Mostrando a importância de conhecer as regrinhas básicas da boa convivência. Gradativamente incorpore – as no dia - a - dia escolar. Ensine seu aluno ser gentil, começando a fazer uso dessas palavrinhas mágicas:
Bom dia! Posso entrar?
Seja bem vindo! Com licença!
Sente aqui! Desculpe!
Por favor! Obrigado!
Até amanhã!
Elabore Atividades com músicas gestuais, dança e cantigas de roda para estimular as partes do corpo. Ele deve ser trabalhado através de estímulos, de maneira que incentive a criança a reconhecer e nomear as suas partes.
Expressão Corporal – Atividade o espelho - O professor pede que as crianças sentem de dois em dois e fiquem uma de frente para a outra - uma criança cria os movimentos e a outra imita.
.Solicitar que as crianças fiquem em círculos e de um por um realizar movimentos para que os colegas possam copiar (imitar pessoas, animais, objetos...)
.Expressar os sentimentos e emoções por meio de dramatizações (alegria, tristeza, raiva...)
.Realizar movimentos livres;
.Fazer movimentos livres com o acompanhamento de músicas;
.Pedir para a criança andar de frente, de costa, de lado...
.Sugerir que a criança andar devagar, corra, pule...
Equilíbrio:
.Andar livremente, para frente, para trás, para o lado (direito e esquerdo);
.Correr livremente, em ritmos (lento e apressado);
.Subir e descer escadas;
.Andar com equilíbrio sobre linhas retas e sinuosas;
.Andar e saltar com ritmo ou livremente;
.Dar cambalhota com a ajuda do professor;
.Dançar com músicas que envolvam as partes do corpo;

Desenvolvimento da linguagem oral – o professor deverá incentivar e desenvolver a fala do educando, através da conversa diária acerca dos aspectos do dia – a – dia, permitindo que o mesmo expresse seus sonhos por meio da fala e nesse momento deve ser evitado a comunicação gestual e assim favorecer o desenvolvimento da oralidade.
Desenvolvimento da coordenação motora – o professor deverá utilizar tarefas com traços simples; estimular a criança a amassaçar e rasgar papel; brincar com massa de modelar e formar figuras geométricas como círculo, quadrado, triângulo...; jogos de encaixe estimulando sempre o acerto.
Selecione histórias infantis a criança adora. Mas, lembre que devem ser curtas.

Acredito que “O segredo da vida não está em fazer o que se ama, mas amar o que se faz.
Um abraço e boa sorte!
Luciene Pinto
Educ. de Apoio

Custódia, 20/04/2010.

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