sábado, 17 de abril de 2010

Uma mulher de Fé e de muitas ações



Por Leônia Pinto Simões.

Lindinalva Pinto Simões de Almeida é também conhecida por Dona Nenê, apelido que recebeu ainda criança, de seus irmãos. Lindinalva como os pais a batizou, é uma mulher que rompeu todos os precedentes históricos e definiu um perfil político muito avançado para sua época.

Começou a trabalhar aos 15 anos, de lá, até os dias atuais, não parou mais de trabalhar. Durante muito tempo ajudou nas despesas de casa e a educar seus irmãos mais novos, ao lado do pai.

Em fevereiro de 1976, assumiu o MOBRAL (Movimento Brasileiro de Alfabetização) um trabalho intenso, tanto no aspecto político – pedagógico quanto no social. Na biblioteca do Mobral, leu mais de cem livros daquele acervo cultural. Com a morte da mãe em 1978, foi o centro de uma crescente influência na família, em sua essência e em sua voz

Casou-se com Arnaldo Oliveira de Almeida, com quem teve três filhos, José Gleisson, João Paulo e Janielle Maria. É avó de Pedro José.

Na Igreja Católica dedicou-se ao trabalho da catequese e durante vários anos ofereceu um café da manhã às crianças que recebiam a primeira comunhão. Foi orientadora do grupo de casais, responsável pela missa das crianças aos domingos e coordenadora da crisma. Formou-se em Letras pela Faculdade de Formação de Professores de Arcoverde – AESA – e Pós-Graduada em Planejamento Educacional pela UNIVERSO.

Foi professora na rede de ensino do município, antes de ser contratada pelo estado e antes disso, professora particular. Ganhou um prêmio pela confecção dos melhores trabalhos para a exposição da Feira Pedagógica Estadual. Na classificação ficou com o segundo lugar no estado.

Esteve secretária da Escola General Joaquim Inácio em 1991 e presidente do Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente entre 2001 a 2005. Trabalhou também no mesmo período na Secretaria de Educação, na função de Supervisora de Ensino. Em seguida, na Câmara de Vereadores de Custódia, foi admitida ao posto chefe de gabinete da presidência, no período de 2006-2007.

No que diz respeito à política, trabalhou intensamente em todas as campanhas que defendeu. Assumiu em novembro de 2007 a Secretaria de Administração da Prefeitura de Custódia, e com seu carisma para conectar-se com os problemas do povo e dos servidores imprimiu sua marca enquanto esteve à frente da Secretaria. Lindinalva é na sua essência uma mulher de fé e de muitas ações.

Parabéns Dona Nenê!

Um comentário:

  1. Olá. Leia matéria sobre a audiência pública na Câmara Municipal de Fortaleza, onde se debateu sobre a violação ao piso dos professores pelo Município de Fortaleza e estratégias de luta. A matéria é um resumo do ocorrido, bem como um resumo da minha fala como advogado do SINDIUTE. seguida de encaminhamentos. A LUTA ESTÁ A TODO VAPOR EM TODO O PAÍS! O piso será aquele que a QUALIDADE DA LUTA IMPUSER!

    ResponderExcluir