domingo, 23 de maio de 2010

O PODER QUE AS PALAVRAS TÊM

"Saber ler e escrever corretamente a Língua materna além de ser uma prenda, é acima de tudo um dever", sendo esta a melhor maneira de festejá-la e respeitá-la. Olavo Bilac


Psiu! É com você mesmo (a) que eu quero falar: Alguma vez você já parou para pensar sobre o poder que as palavras exercem na simples forma de nos comunicarmos? Não? Pois é amigo (a), a palavra é extremamente poderosa; ela pode convencer, elogiar e criticar; fazer você sorrir ou chorar; manifestar carinho ou ofensa; libertar e oprimir; ela pode seduzir, confrontar ou derrubar; é muito importante também para reivindicar os nossos direitos. Mas, para conquistá-los precisamos saber qual a melhor forma de utilizar a palavra. Consciente disso antes de dizer algo que possa ofender (magoar) alguém, pense muito e meça as suas palavras. Saiba que uma vez proferida, nada mais poderá apagar o seu impacto.
Contudo, é óbvio que existem determinadas situações que exigem de nós sinceridade e em algumas ocasiões é necessário também dizer o que o outro não gostaria de ouvir. Melhor seria se não tivéssemos que decretar veredictos contra ou a favor de ninguém.
Geralmente, os conflitos entre as pessoas acontecem pela má colocação das palavras e por usarmos sempre como critério a nossa limitada opinião, ou melhor, o nosso ponto de vista. Assim, falamos muito, agredimos e criticamos, sem nos dar conta de que todos nós precisamos de palavras de incentivo para elevar a nossa auto-estima. Somos muito competitivos e adoramos elogios. Mas, porque será que ouvimos tão poucos? E já observou como nós nos boicotamos? Verdade. É bastante recebermos um elogio que rapidamente nos justificamos. Até parece que é mais fácil acreditar nas críticas.
Faça-me o favor de não dizer: “Falei sem pensar”. Poderia até acreditar que não se tenha calculado o impacto, o efeito que a palavra pudesse causar. Mas, o que foi exprimido é exatamente o que foi pensado e sentido naquele instante. Devo lembrar ainda que uma única palavra seja capaz de mudar toda uma situação. Pense nisso! E melhore seu relacionamento com as pessoas com as quais você convive diariamente, seja de âmbito familiar ou profissional.
Aprenda a lidar com as palavras e viva intensamente cada momento de sua existência.
Prof.ª Luciene Pinto Simões Izidro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário