segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Escola Municipal Maria Augusta [Gestão 2001-2004]


UM POUCO DE HISTÓRIA DA ESCOLA

A Escola Maria Augusta, fundada em 1967, está localizada na Avenida João Veríssimo – centro, Custódia-PE. O seu nome é uma homenagem a primeira professora de Custódia que fez jus a difícil tarefa de educar.

Até o ano 2000, a escola era de pequeno porte, contava com cem (100) alunos apenas. Quando assumi a Gestão de 2001 a 2004, graças ao empenho e dedicação da minha equipe, esse número triplicou, atingindo um efetivo de quatrocentos (400) alunos.

Fundamentada no objetivo maior de que educar é preparar para a vida, para a construção da democracia e afirmação da nossa cidadania, ficou provado que o sonho só é possível quando se tem perseverança. A luta por uma educação pública de boa qualidade persistiu durante toda a minha gestão.

Antes de assumir o cargo de gestora, na escola funcionava somente o ensino infantil, lutamos para implantar o fundamental, bem como a criação da Unidade Executora.

Até então, a escola não dispunha de símbolos que a representasse nas comemorações cívicas, eventos sociais e culturais. Daí a iniciativa de criar a BANDEIRA, o ESCUDO e o HINO DA ESCOLA. Tudo isso como prova de amor, profissionalismo e seriedade no trabalho de educar. E claro, com o apoio de pessoas que sensibilizadas pela causa, se dispuseram a colaborar.

Vale salientar ainda, que a Escola Maria Augusta foi a primeira no município a trabalhar projeto político pedagógico, dando um salto qualitativo nessa área, multiplicando a participação de pais, professores e funcionários, abrindo o debate em torno da importância da educação.

Falar, pois, da Escola Maria Augusta é divulgar uma experiência exitosa, é descrever as ações de uma equipe que acreditou que é possível oferecer algo de qualidade, mesmo quando os recursos financeiros são escassos e os desafios constantes. É repensar as principais questões que envolvem a educação pública nos municípios brasileiros, nos últimos anos.

BANDEIRA


Criada pela Diretora - LUCIENE PINTO SIMÕES IZIDRO, EM 01/09/2001.

Suas cores:

O AZUL - simboliza o nosso céu de anil.
A FAIXA BRANCA - simboliza pureza e paz.
O AMARELO - simboliza o amarelo da nossa pátria amada.
A CUSTÓDIA - simboliza guarda-receptáculo-justiça.
O LIVRO E O LÁPIS - simboliza instrução-sabedoria-educação.
SLOGAN - educação e cidadania

ESCUDO

Fabrícia Leonara, Layza Maria, Victória Lorrany

Criado pela educadora de apoio - LINALVA PINTO SIMÕES RODRIGUES, EM 01/09/2001 e confeccionado pela professora VERA LÚCIA SIMÕES.

HINO

Letra: LINALVA PINTO SIMÕES RODRIGUES, EM 29/08/2001.
Música: HUGO SIMÕES.
Arranjos: PLÍNIO FABRICIO PINTO SIMÕES RODRIGUES.

LETRA DO HINO

Maria Augusta tu és pioneira
Na nossa história da educação
Iluminaste com o teu talento
Muitos alunos e sem exceção

A nossa escola que tem o teu nome
Muitos doutores também surgiram aqui
Ficou pra trás as antigas palmatórias
E a saudade do A, E, I, O, U

Mesmo com tantas inovações
Este teu nome será lembrado
Não só você quanto os Jesuítas
Por nossa terra onde aqui passaram

És pioneira e brava gente
O nosso povo te homenageia
Porque um dia foste professora
Hasteando assim a nossa bandeira

Profª. Luciene Pinto

“Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, e inviabilizando o amor. Se a educação, sozinha, não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.” Paulo Freire

3 comentários:

  1. Meu seu blog é espetacular, show, not°10 desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
    Um grande abraço e tudo de bom
    Ass:Rodrigo

    ResponderExcluir
  2. Olá, boa tarde.
    Gostei de seu espaço, pretendo voltar mais vezes e dar uma lida com calma. Já vi que tem artigos interessantes. Hoje a minha conexão está pior do que nos outros dias, deve ser por conta do horário, não está abrindo os blogs direito.Ainda mais o vídeo, não carrega aquele buffer de jeito nenhum.
    Que os bons ventos soprem a favor da Educação neste ano de 2010,porque a coisa está preta.
    FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... aproveita para desejar um BOM FINAL DE SE<MANA.
    Saudações Florestais !

    ResponderExcluir
  3. Luciene,
    Criar este blog sobre Educação foi uma idéia maravilhosa! Embora já exista muita coisa na internet sobre o tema, sei que ele veio para acrescentar. Conheço e acompanho o seu empenho para fazer as coisas acontecerem. Com toda certeza, você irá ajudar a reverter, em favor de crianças e jovens estudantes, a atual situação de despreparo na Educação Municipal, fenômeno que acontece não só em Custódia, mas na maioria dos municípios do Brasil. Acredito no seu compromisso e responsabilidade social, como cidadã e professora de "mão cheia que é você".
    Boa sorte e muito sucesso.
    Leônia.

    ResponderExcluir