PREZADO (A) LEITOR (A),
Ultimamente, a alfabetização do País, ou melhor, a simples aquisição do código escrito tem se mostrado inepto para responder de maneira apropriada às necessidades do mundo globalizado, moderno.
Para que haja no país cidadania plena, o sujeito necessita apropriar-se da função social da leitura e da escrita, ou seja, deve estar apto para fazer bom uso dessas duas atividades no cotidiano. É fundamental que o educador das séries iniciais compreenda que em suas mãos estão o futuro de grandes ou fracassados homens. Por isso, o alicerce, a base, isto é, a estrutura para o verdadeiro cidadão precisa do seu desprendimento, da sua consciência, competência, boa vontade e compromisso com a função de educar. O mundo atual exige do indivíduo habilidades frente a narrativas orais ou escritas, contato com os livros, as revistas e vários tipos de textos que contribuem para o crescimento individual e coletivo.
A alfabetização é um tema bastante pertinente aos educadores, razão pela qual, o Jornalzinho do Laboratório do CMEQ, edição nº 02 traz esse tema abordado inicialmente pela Prof.ª Jovita Bittencourt.
Ainda dentro do tema central trouxemos os artigos sobre Dificuldades de Aprendizagem, Erros Ortográficos nas Produções Textuais de Alunos de 5ª a 8ª séries, Causas das Dificuldades de Leitura e Escrita dos alunos (apontadas pelos professores), Caminhos para superar as Dificuldades de Leitura e Escrita (também sugeridos pelos professores) e, por fim, as Melhores Frases, Melhores Atividades do primeiro semestre, a Relação dos alunos contemplados em 2009 no semestre acima citado, e a Avaliação do Projeto de Leitura “Se Você Sabe Ler e Escreve, Levante a Mão!”.
Nosso desejo é que a leitura deste número possa contribuir com as reflexões sobre a prática pedagógica e na interação com os demais colegas.
O Projeto de Leitura está em festa ao comemorar dois anos de implantação, realização e eventos, graças à colaboração dos parceiros amigos e a participação de alunos, que, de alguma forma, nos faz acreditar que educação de qualidade é um sonho possível.
Agradecemos a você, parceiro amigo, leitor ou leitora, todo carinho e apoio ao nosso trabalho junto à equipe gestora do Colégio Municipal Ernesto Queiroz.
Um abraço e um feliz 2010, repleto de sucesso, bênçãos e muita paz.
Prof.ª Luciene Pinto Simões Izidro.
Redatora
ALFABETIZAÇÃO
A alfabetização é um processo no qual o indivíduo assimila o aprendizado do alfabeto e a sua utilização como código de comunicação. Esse processo não se deve resumir apenas na aquisição dessas habilidades mecânicas (codificação e decodificação) do ato de ler, mas na capacidade de interpretar, compreender, criticar e produzir conhecimentos.
A alfabetização envolve também o desenvolvimento de novas formas de compreensão e uso da linguagem de uma maneira geral. Vale ressaltar que o construtivismo não é um método de ensino. Construtivismo se refere ao processo de aprendizagem, que coloca o sujeito da aprendizagem como alguém que conhece e que o conhecimento é algo que se constrói pela ação deste sujeito.
Nesse processo de aprendizagem o ambiente também exerce seu papel, pois, o sujeito que conhece faz parte de um determinado ambiente cultural. “O construtivismo não é um método para a prática pedagógica. No entanto, o construtivismo contribui para o entendimento da forma como ocorre o aprendizado, e, nesse sentido, influencia na definição dos objetivos da educação formal e na formulação da intervenção pedagógica.” “Muitas vezes a criança pergunta: “está certo?” e o professor responde: “está.” O que a criança procura ao fazer suas perguntas? O que ela está querendo de nós, professores? Ela está querendo compartilhar a sua escrita, o que significa também o reconhecimento de uma imposição social da forma ortográfica. A escrita tem um valor social exatamente porque pode ser compartilhada. “ ...a aprendizagem da leitura e da escrita não se dá espontaneamente; ao contrário, exige uma ação deliberada do professor e, portanto, uma qualificação de quem ensina.” (FERREIRO).
Exige planejamento e decisões a respeito do tipo, freqüência, diversidade, seqüência das atividades de aprendizagem. Mas essas decisões são tomadas em função do que se considera como papel do aluno e do professor nesse processo; por exemplo: as experiências que a criança teve ou não em relação à leitura e a escrita. Incluem também, os critérios que definem o estar alfabetizado no contexto de uma cultura.
Professora: Jovita Bittencourt.
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA LEITURA E ESCRITA
A leitura e a escrita é um processo que o sujeito começa a desenvolver desde criança em contato com diversos tipos de textos.
Esse processo se desenvolve a partir da construção intelectual, ou seja, a criança vai construindo sua representação de acordo com o que pode ou não ser lido, desde os primeiros contatos com livros, revistas, jornais, embalagens até o domínio da leitura e da escrita.
Quando a criança chega à fase escolar, a escola deve promover um ambiente que favoreça a construção da leitura e escrita numa perspectiva favorável a respeito das diferenças de aprendizado que a criança apresenta, e o professor é peça fundamental nesse processo. Pois, muitas vezes o aluno vem com problemas externos que dificultam a aprendizagem de maneira tão extensa que o individuo chega às séries conclusivas sem capacidade de atingir a meta e construir um texto simples. A dificuldade acima citada atrapalha o processo de ensino aprendizagem e as principais causas do tema em questão são: desinteresse da família; falta de acompanhamento individual; falta de professores qualificados; repetência; condições econômicas precárias; entre outros.
Dessa forma entende-se então que: muitas são as barreiras encontradas pelo professor, mas, é função da escola e de toda conjuntura educacional promover uma educação de qualidade, formando cidadãos críticos, capazes de enfrentar uma sociedade preconceituosa, capitalista e, sobretudo, excludente.
Profª. Margarida Lacerda.
ERROS ORTOGRÁFICOS NAS PRODUÇÕES TEXTUAIS DOS ALUNOS DE 5ª A 8ª SÉRIES
Este trabalho consiste na apreciação de textos construídos por alunos de 5ª a 8ª séries, no sentido de melhorar a escrita das futuras produções,visando assim à superação dessa dificuldade que tem sido um desafio constante para o professor. Os sujeitos em estudo freqüentam turmas do Ensino Fundamental, ou seja, trata-se de crianças, adolescentes, jovens, e até mesmo adultos que concluíram as séries iniciais com dificuldades na aquisição da linguagem oral e escrita, ou que da escola se evadiram na faixa etária considerada normal.
É importante deixar claro que essa deficiência não atinge apenas o município de Custódia, mas a conjuntura Brasileira. Não é um problema que surgiu hoje, isso vem de longas datas e “empurrado com a barriga”.
Constatados os erros cometidos por esta clientela, não nos resta outra saída, se não sugerirmos trabalhos que os estimulem a uma reflexão a cerca do papel da ortografia, bem como a importância de escrever de acordo com as regras impostas pelo sistema educacional. Nas várias produções textuais dos alunos acima mencionados, constatamos a predominância dos seguintes erros:
- Desconhecimento ou desconsideração de regras contextuais;
- Omissão de letras;
- Erros apoiados na oralidade;
- Erros na junção ou separação de palavras;
- Erros entre as terminações am e ão;
- Erros de confusão entre é e e;
- Erros de confusão entre letras parecidas;
- Erros por inversão de letras e outros mais.
Conclui-se que para superar tal dificuldade é necessário sensibilidade de todos que compõem o quadro educacional, olhando a educação com os “olhos do coração”, realizando um trabalho coletivo e sistemático; é importante suscitar em nossos alunos o que Delannoy defendia: “O desejo de saber e a decisão de aprender”. Além disso, é preciso que o aluno compreenda como funciona o sistema de escrita. Após tal descoberta, passará a se preocupar com o domínio das regras ortográficas e certamente terá mais estímulo.
Prof.ª : Luciene Pinto Simões Izidro.
PROFESSORES APONTAM AS PRINCIPAIS CAUSAS DAS DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA DA ESCOLA BRASILEIRA
Alunos passando de uma série para outra sem estarem alfabetizados e quando chegam a outras séries acabam prejudicados.
Professora: Lúcia Helena Amaral.
Falta de estrutura no Sistema Educacional. Fala-se muito... Mas, atua-se pouco.
Professor: Luiz Gonzaga
Falta de um bom preparo nas séries iniciais; falta compromisso, interesse, estímulo e motivação. Falta de acompanhamento da família nas atividades escolares. Professora: Quíria.
O principal problema é a questão do incentivo. Eu acredito que crianças que não vivenciam a necessidade da leitura e escrita em casa, dificilmente terão necessidade de aprender e/ou melhorar na escola.
Professora: Ires Alves.
Prática do professor e os textos que são priorizados; falta de incentivo dos pais; a forma como foi passada para eles as informações sobre leitura e escrita; o tipo de leitura utilizada.
Professora: Marlene Freitas.
Talvez seja a falta de incentivo do próprio professor; é preciso rever a postura do professor no tratamento do material de leitura.
Educadora de Apoio: Maria Teles Feitosa.
Acredito que essa dificuldade é causada por vários fatores, tais como: Professores sem vocação nas séries iniciais, sem prática de leitura; classes multisseriadas; quantidade exorbitante de aluno em sala de aula; política Institucional de não reprovação; falta de correção dos erros ortográficos do aluno em todas as disciplinas; falta de acompanhamento dos pais; dentre outros.
Professora: Luciene Pinto Simões Izidro.
É necessário levar mais leitura e fazer com que o aluno adquira esse hábito; isso facilitaria bastante nessa etapa.
Professora: Lúcia Helena.
Organização de toda a conjuntura. Não ficar apenas em palavras, mas, aplicar técnicas que venham facilitar a estrutura da aprendizagem escolar.
Professor: Luiz Gonzaga.
Relação entre família, escola e comunidade, porém o trabalho com as famílias é urgente para obtermos o êxito escolar.
Profª. Quíria
É necessário um programa sério de alfabetização que não vise apenas à promoção, mas, a aprendizagem como meio para promoção.
Professora: Ires Alves.
Temos que ter a iniciativa de aproximar família e escola. São os principais elementos capazes de reverter e melhorar a qualidade da educação, beneficiando a todos, criando estratégias de leitura e escrita.
Professora: Marlene Freitas.
Nesta reflexão é primordial analisar os fatores que impedem a formação de sujeitos leitores para que se possam apresentar caminhos, renovação e qualificação na prática pedagógica relativa à leitura.
Educadora de Apoio: Maria Teles Feitosa.
Para reverter essa situação precisamos dar as mãos, unir esforços e fazer um trabalho coletivo de acompanhamento sistemático, sem deixar de fora a família, nossa parceira indispensável. Professora: Luciene Pinto Simões Izidro.
MELHORES FRASES SOBRE O RECESSO ESCOLAR
Foi muito bom, tive tempo para tudo, estudar, brincar e cuidar das minhas obrigações.
Magna de Oliveira Alves – Série: 7ª
Foi bom, porque eu passei o recesso escolar brincando quadrilha e dançando forró com meus amigos. Maria Juliana de Souza Silva – Série: 6ª
Foi maravilhoso, curti muito, visitei meus familiares, fui para festas, conheci novas pessoas e o melhor: vi minha irmã que veio de viagem.
Wanessa Campos de Rezende – Série: 8ª
O meu recesso escolar, eu passei trabalhando e estudando para o campeonato de soletração.
Jaqueline da Silva – Série: 5ª
MELHORES FRASES SOBRE BOAS MANEIRAS
Os alunos precisam ter boas maneiras ao sentar, se comunicar e saber tratar as outras pessoas. Maria Natalha e Wanessa Campos – Série: 8ª
Minha mãe me educou sozinha, mas me educou muito bem.
Joyce Cristina da Silva Almeida – Série:7ª
É necessário usarmos no nosso dia a dia, por favor, obrigada, boa tarde, porque faz parte da nossa educação e é também uma maneira de respeitar o próximo.
Edna de Souza – Série: 7ª
Seja gentil, pois, com gentileza conseguimos o que queremos.
Jaiana – Série: 8ª
MELHORES TEXTOS DA ATIVIDADE: COLCHA DE RETALHOS
Palavras: drogas – família – Deus – homem
AS DROGAS E SUAS CONSEQÜÊNCIAS
As drogas são substâncias que agem no corpo do indivíduo como veneno, em vez de remédio. Elas causam graves doenças. Quando ingerida em excesso, é chamada de orvedose e seu efeito é fatal. Geralmente as drogas atacam aqueles que se deixam influenciar por algumas pessoas maldosas, sem coração que fazem isso e acham que não estão fazendo nada, levando sempre na brincadeira e caindo na criminalidade. O pior é que algumas famílias quando vem descobrir esse tipo de envolvimento, é tarde de mais. Porque muitos pais pensam que seus filhos estão na escola ou cursinho, quando sabem da notícia ficam decepcionados com tal situação.
Hoje São Paulo está cheio de menores na cadeia, algumas vítimas perguntam ao delegado, porque isso? A resposta é simples, Falta de Deus no coração do homem, sem ele ninguém vai a lugar nenhum.
Emerson e Júlio Cesar – Série: 8ª
O CANTOR APAIXONADO (BETÃO)
O cantor apaixonado era de Família humilde, mas há muito tempo fazia sucesso com suas músicas românticas e saudosas. Aos poucos foi se entregando as drogas e jogando pro alto o sonho tão esperado. Em São Caetano fez o seu último show e lá estava presente um colega de classe, o mesmo me falou que nesse show o cantor já estava muito triste. Infelizmente, no dia seguinte perdemos um grande talento. O homem precisa ter temor a Deus e rever suas ações.
Natan da Silva e Alef Tiago – Série: 8ª
DEUS E VOCÊ LUTANDO PELA VIDA
Nos dias de hoje as drogas estão entrando nas famílias, destruindo o amor e a paz. Mas se você acreditar em Deus tudo poderá mudar. Porém, não basta apenas acreditar nele, você tem que acreditar em você também e lutar para que possa ser um homem consciente e capaz de conseguir ser feliz na vida, lembrando que Deus está em toda parte e com você.
Gabriela Teixeira da Silva – Série: 8ª
NÃO SE DEIXE LEVAR POR FALSAS AMIZADES
As drogas são substâncias que agem no corpo do homem, causando reações químicas. Muitas vezes as famílias abandonam os seus filhos e justamente quando eles mais precisam de apoio para se libertar dos vícios. Infelizmente as pessoas que seguem esse caminho não crêem no poder de Deus e drogados matam, roubam, estupram e acabam com a própria vida. Por isso amigo (a) não se deixe levar por falsas amizades.
Rafaela Rodrigues e Janaina Dayane – Série: 8ª
Muitas pessoas vão na conversa de amigos... Acabam caindo nas drogas e dificilmente conseguem sair delas. Aí começam a dar trabalho a família e também bastante tristeza. Esses seres humanos para sair das drogas dependem muito do apoio da família e de Deus principalmente. Mas, muitos patetas pensam que é só pedir a Deus e ele vai ajudar. Ele ajuda sim, mas o homem tem que fazer a sua parte. Pois, ao homem é dada a chance de sair do caminho errado e permitido o direito de escolher o seu destino.
Douglas Simeone Silva Venâncio – Série: 8ª
Palavras: felicidade – dor – alegria – saúde – vida
A felicidade é um sentimento profundo que existe dentro do nosso coração. Já a dor faz a gente sofrer. A alegria faz a gente feliz quando estamos com alguém especial. A saúde é muito importante para nós sobrevivermos porque sem a saúde nós não teríamos a vida.
Silvânia, Jeane e Aldenir – Série: 5ª
A felicidade é um sentimento que penetra em nós. A dor é quando a gente está com uma mágoa sem querer contar a ninguém; aí se torna uma grande dor. A alegria é um sentimento muito importante que nos faz sentirmos alegres. A saúde é uma coisa boa para todos nós. A vida é maravilhosa, mas, alguém não dá valor a vida que tem.
Jossana e Somaia – Série: 5ª
DICIONÁRIO MALUCO
Mala = Objeto que serve para colocar a roupa do marido traído.
Cebola = Alimento que se põe nos olhos para hidratá-los.
Emoção = sentimento doido que nem a tristeza e nem a alegria entende.
Autora: Kerliene Gois da Silva - Série: 7ª
Jóia = objeto de valor que toda mulher usa para ficar feia ou bonita.
Formiga = animal que mora em um formigueiro e carrega comida de todo jeito.
Autora: Laís Camyla – Série: 7ª
Diamante = uma coisa sem valor e brilho.
Troféu = uma coisa que se dá a um perdedor.
Felicidade = uma coisa que aparece quando estamos tristes ou magoados.
Autora: Natália Tatiana – Série: 7ª
Armário = lugar para jogar as roupas.
Borracha = única coisa que ajuda os alunos quando erram.
Jardim = lugar para dá descanso as mães.
Lápis = arma para matar.
Pipa = diversão para os homens.
Autor: João Lucas Moreira Dias – Série: 7ª
Lápis = Objeto usado para não escrever.
Galinha = Animal coberto de cabelos.
Cachorro = Animal com pontas.
Caneta = Objeto para pentear os cabelos.
Cavalo = Animal coberto de penas.
Autores: Marcilene e Raérison – Série: 6ª
Caneta = Objeto usado para pentear.
Computador = Objeto usado como papel.
Cavalo = Animal de penas e muito louco.
Galinha = Animal de orelhas.
Lápis = Objeto para comer.
Autores: Samara e Marília – Série: 6ª
Lápis = Objeto que serve para assistir.
Tênis = Serve como um aspirador de pó.
Espingarda = Serve para tirar as cáries dos dentes.
Prato = Objeto que dá origem a um animal.
Amor = Tipo de alimento.
Jumento = Animal que fica miando.
Canguru = Veículo muito forte.
Chuveiro = Serve para dormir.
Autor: Irisson Evanilson – Série: 8ª
NO PRIMEIRO SEMESTRE RECEBERAM PRÊMIOS E CERTICADO DE BOAS MANEIRAS OS SEGUINTES ALUNOS:
Rafaela Rodrigues – Série: 8ª
Monique Gomes – Série: 7ª
Marinês Teixeira – Série: 5ª
Vânia Regina – Série: 8ª
Maraísa Sônia do Nascimento – Série: 7ª
Edvonaldo Pires Alves – Série: 6ª
Ubelânia de Gois Silva – Série: 8ª
RECEBERAM BRINDES PELA CONSTRUÇÃO DAS MELHORES FRASES OS ALUNOS ABAIXO RELACIONADOS:
Maria Natália – Série: 8ª
Joyce Cristina da Silva Almeida – Série: 7ª
Maria Juliana de S. Silva – Série: 6ª
Magna de Oliveira Alves – Série: 7ª
Edna de Souza Queiroz – Série: 7ª
Jaiana Mendes do Amaral – Série: 8ª
Ana Maria Chaves – Série: 8ª
RECEBERAM AINDA OS BRINDES OS ALUNOS QUE ACERTARAM MAIS PALAVRAS NO EXERCÍCIO DE SOLETRAÇÃO:
Catarine de Oliveira – Série: 7ª
Juliana Maria da Conceição – Série: 8ª
ALUNO QUE SE DESTACOU PELA AGILIDADE NA DIGITAÇÃO
Natan da Silva – Série: 8ª
POR FIM RECEBERAM TAMBÉM OS BRINDES DA ATIVIDADE COMPLETANDO VERSOS OS ALUNOS:
Diana Cândido da Silva – Série: 7ª
Irla Jassany – Série: 7ª
Marcos Valdecir do Amaral – Série: 7ª
AVALIAÇÃO DO PROJETO DE LEITURA
Com a palavra os alunos:
Esse projeto é muito importante porque incentiva os alunos a estudarem e terem mais educação. Ensina mais a ler e a escrever, esse projeto é excelente.
Raiane dos Santos Pereira – série: 5ª
Acho ótimo esse projeto porque nos ensina a ter boas maneiras e várias coisas. Exemplo: mexer no computador, ser mais educado, respeitar os mais velhos, aprender a ler e escrever melhor.
Sara de Siqueira Amaral – Série: 5ª
Eu acho ótimo e muito importante, porque estou aprendendo a ler e escrever mais. Aprendi a dar mais valor às pessoas em nossa vida, hoje eu sou mais educada e mais compreensiva com as coisas que falo e faço. Eu me sinto muito bem e agradeço por esse projeto.
Marinês Teixeira Veras – Série: 5ª
A leitura é muito importante, mas, é difícil nos dias de hoje alguém pegar um livro para ler e refletir sobre o que leu. Por isso eu acho o projeto ótimo. Em minha opinião ajuda mais as pessoas a ler e escrever corretamente.
Janyele de Melo – Série: 7ª
O Projeto é excelente! Porque ajuda aos alunos aprenderem mais e incentiva a todos. Para mim o importante não é só ganhar, mas participar, aprender algo e também interagir.
Gerliane Alves Santos – Série: 7ª
Ótimo! Porque é um projeto que ensina aos alunos que não sabem ler e nem escrever. É uma oportunidade única. Alberto de Brito Araujo – Série: 7ª
Muito bom! Ele da oportunidade as pessoas que não aprenderam no período certo.
Jaine Brasiliana de Siqueira – Série: 8ª
Pais:
É um trabalho muito bonito, porque ajuda o aluno se desenvolver e a ter auto-estima para a leitura. É muito bom porque o aluno aprende mais a escrever e melhora nos seus estudos.
Cleide.
O projeto é ótimo! Pois ajuda bastante os alunos, no desenvolvimento da leitura e da aprendizagem.
Evanúzia.
É muito bom, porque além de nossos filhos aprenderem a ler e escrever mais, eles viajam na internet.
Rizonildo.
Em minha opinião é maravilhoso porque está dando mais oportunidade para o aluno, e aquele que quer alguma coisa aproveita esta oportunidade e desenvolve a sua aprendizagem.
Maria de Lourdes Almeida.
Eu acho uma ótima idéia trabalhar o aluno para entender textos.
Marinalva de Oliveira Lima.
Eu acho esse projeto muito bom. Tudo que for para melhorar o estudo dos meus filhos fico contente e eles também adoram essas aulas de computação. Assim, tudo que os professores fizerem pela educação de meus filhos eu apoio e agradeço de coração.
Sebastiana Alves da Silva.
Em minha opinião, é um ótimo projeto e de muita importância. Sabemos que toda criança tem direito a um bom aprendizado, mas, para desempenhar bem as tarefas e ficar capacitado para o exercício de uma profissão tem que estudar muito.
Maria Sueli Rodrigues.
Eu acho muito importante porque está ajudando no aprendizado do aluno e deixando eles mais preparados para novas conquistas e muitas outras realizações que virão.
Joselma da Silva Figueiredo.
É uma oportunidade que as crianças têm de testarem seus conhecimentos para que no futuro estejam desenvolvidos e até possam conseguir uma boa profissão.
Luzia Verônica Barbosa de Assis.
Este projeto é importante na formação do aluno e ajuda na inclusão digital; ensina também o aluno interpretar texto.
Maria Cleonice da Silva.
É muito bom! Tanto é que minha filha, Mariana Policarpo, queria que fosse quatro aulas por semana.
Julieta Policarpo.
A leitura é muito importante para quem quer ter um bom desempenho e um futuro melhor. Começando pela informática certamente terá um bom desenvolvimento, e uma grande oportunidade como essa, não podemos deixar passar.
Josineide Ferraz Q. Siqueira.
Professores:
Um excelente trabalho! Espero que dê continuidade. Pois o mesmo oferece ao aluno o necessário compromisso com sua aprendizagem, ajudando a suprir as dificuldades de leitura e escrita. Acho que o computador desperta grande interesse no educando e isso deve ser aproveitado.
Professora: Quíria Souza.
Todo projeto de incentivo à leitura deve ser considerável; particularmente não participei do projeto, mas, acredito que para os alunos (público alvo) tenha sido de grande valia. Acho que deveria se estender, ou pelo menos, iniciar outro para todos os alunos e com a participação ativa de todos os professores.
Professora: Ires Alves.
Foi importante e proveitoso, pois favoreceu o desenvolvimento dos valores da leitura. Dando oportunidade aos alunos para expressarem seu nível de aprendizagem. Parabéns!
Professora: Nely Aleixo.
O Projeto de incentivo à leitura e a escrita, desenvolvido no laboratório de Informática pela professora Luciene Pinto, vem contribuir de modo positivo, pois os alunos do CMEQ só tem a ganhar com estímulos como dessa incentivadora, mas esse projeto ficou centrado apenas em duas (02) professoras, o resultado seria melhor envolvendo todos os alunos, professores, pais, comunidade e direção. Mas valeu pelo trabalho!
Professora: Marlene Freitas Teotônio.
O projeto de leitura no laboratório pode contribuir para a emancipação do sujeito, tornando-o um cidadão mais consciente, com uma visão mais ampla do mundo, e ajudando-o na transformação de si e da realidade em que vive.
Diretora: Ana Maria Tenório.
Tudo que for feito em relação à melhoria no processo de aprendizagem e prática de leitura, é válido. Nada mais brilhante do que o Projeto de Leitura vivenciado no laboratório de informática. A ferramenta (computador) exerce um poder de encantamento sobre os adolescentes que é nossa clientela. Parabéns! O caminho é seu.
Professora: Nerinalva Aleixo.
É um projeto muito importante e imprescindível para o CMEQ, porém para que houvesse melhores resultados teria que ter mais empenho e comprometimento de todos os professores. Deveria ser organizada uma seqüência de atividades focadas na aprendizagem de leitura e não somente trabalhar nas aulas de informática.
Educadora de Apoio: Maria Teles Feitosa.
O Projeto de Leitura trabalhado no Laboratório de Informática do CMEQ é de suma importância, pois, é uma forma de incentivar o aluno a ler e escrever melhor. O incentivo acontece através de certificados e prêmios, contemplando alunos que produzem as melhores atividades. Nele são usados métodos e técnicas que estimulam e despertam a criatividade do educando na produção de diversos tipos de textos. Mas, para que tenhamos melhores resultados precisamos do apoio constante da comunidade escolar, parceiros do projeto e autoridades competentes.
Professora: Margarida Lacerda.
O trabalho de incentivo a leitura desenvolvido no Laboratório de Informática do CMEQ, vem com a proposta de criar o hábito da leitura em nossos alunos, despertando assim o desejo da leitura por prazer, desenvolvendo também seu senso crítico. Aposto na possibilidade de formar jovens leitores. É um sonho sim. Mas um sonho possível de se realizar. Educadora de Apoio: Maria José Nunes.
O Projeto de Leitura está engatinhando, têm apenas dois aninhos. Gradativamente a Prof.ª Margarida e eu estamos fazendo a nossa parte, dando o melhor de nós, enquanto profissionais, mas, não podemos ser imediatistas a ponto de querer que milagres aconteçam. A semente foi lançada. Resta-nos aguardar os frutos (resultados). Todos sabem que no início do ano (2009) a apresentação do projeto, e o lançamento de sua cartilha (com atividades selecionadas) foi aberto as escolas da rede municipal no intuito de haver um maior engajamento, porém, quem de fato abraçou a causa foi o CMEQ. Contudo, quero deixar claro que estamos abertos ao diálogo e a parcerias em prol de uma educação de melhor qualidade.
Professora: Luciene Pinto - Autora: do Projeto
AMIGO COLEGA, PRECISO FALAR-TE
Autor: Desconhecido
Pode ser que estejas cansado...
Foram tantos os trabalhos desempenhados,
Foi penoso o planejamento elaborado!
Pode ser que estejas preocupado...
São tantas as críticas, as pressões,
São tantos os problemas de disciplina,
É grande a responsabilidade que a ti confiaram!
Deves estar apressado...
A escola fica longe
E o trabalho parece maior que o tempo de executá-lo.
Talvez estejas angustiado...
Os tempos são difíceis, o salário insuficiente,
Deves estar desanimado.
Mas eu insisto: preciso falar-te.
Trago-te recados importantes! Houve alguém que venceu na vida
E mandou dizer-te que foi porque tuas lições permaneceram.
Houve alguém que suportou a dor
E mandou dizer-te que foi a lembrança da tua coragem que o ajudou.
Muita gente desta cidade, deste estado, deste país
E do mundo inteiro manda dizer-te
Que és importante, que o teu trabalho é nobre
Que de ti nasce a motivação para o progresso.
Para a busca de qualidade
Para a união e harmonia de um povo.
Muito obrigado, amigo!
Esqueça o cansaço, a preocupação, a pressa e a angústia.
Porque muita gente depende de ti e deseja que venças sempre.
Afinal, és um grande semeador!...
Para todos aqueles que atuam como protagonistas da Educação, porque acreditam que juntos podemos transformar o atual cenário, deixo o meu sincero abraço,
A Redatora.
UM POUCO DE HUMOR COM A PROFESSORA NERINALVA ALEIXO
O garoto chega no meio da aula:
- Desculpe o atraso, professora!
- Atrasado novamente? É sempre assim: se não chega atrasado nas aulas, falta. O que pretende ser se comportando desse jeito?
- Deputado, professora!
x
No dia de sua morte na cadeira elétrica
O presidiário recebe a visita de um padre:
- Eu vim lhe trazer a palavra de Deus!
E o homem:
- Pois perdeu a sua viagem, daqui a pouco
estarei falando com ele pessoalmente!
TEMPO DE MUDAR
...e perguntaram para Deus:
O que mais te intriga nos seres humanos?
DEUS respondeu
Eles fartam-se de ser crianças e tem pressa por crescer, e depois suspiram por voltar a ser crianças...
Primeiro, perdem a saúde para ter dinheiro e logo em seguida, perdem o dinheiro para ter saúde....
Pensam tão ansiosamente no futuro que descuidam do presente e assim, nem vivem o presente nem o futuro...
Vivem como se fossem morrer e
morrem como se não tivessem vivido!
Reflita sobre isso....
Pois você ainda tem tempo para acertar sua vida, todos os dias quando você acorda, recebe o mais belo de todos os presentes.
A DÁDIVA da VIDA.
DEUS lhe deu e você a
administra, faça com que realmente
valha a pena.
Que no ano que se aproxima você seja uma pessoa assertiva que busca a paz, a saúde e a prosperidade.
Esse é o desejo sincero de todos que compõem o Colégio Municipal Ernesto Queiróz.
EXTRA! EXTRA! PREPARE-SE! VEM AÍ O 2º CAMPEONATO DE SOLETRAÇÃO DO CMEQ.
Aos parceiros do Projeto de Leitura do CMEQ, a nossa gratidão pelo apoio e pela solidariedade. Vale dizer que sem a boa vontade política e o coração generoso dos comerciantes e demais parceiros, nada disso teria se concretizado este ano. Desde já, agradecemos de coração e contamos com esse apoio sempre. Ficam registradas neste espaço as parcerias do Projeto: se você sabe ler e escrever, levante a mão!
Nemias Gonçalves de Lima – Prefeito de Custódia – PE, Luciara Frazão – Secretária de Educação, Câmara de vereadores, Poder Judiciário, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Ederaldo Lemos – Panorama FM, Igrejas – representadas por Pe. Orlando e Pastor Jaime, Prof.ª Lindinalva Pinto Simões de Almeida , comerciantes: Samuel – Supermercado São José, Maxsuel - Supermercado Grande Rio, Arnaldo - Casa Lotérica, Fernanda – Passarella Calçados, Auderlei – Amaral Móveis, Eugênia – Planeta Bebê, Nilma – Souza Filmes, Socorro – Via Bela , Cleide – Marvin Jóias, Nenê – Skalla Discos, Maricélia – Butik Moda 10, Clélia – Farmácia Santa Clara, Nair - Casa Santos, Olímpio – Lanchonete, Josinaldo – Granja Beira Rio, Adelmo – Digital Center, Luiz Carlos – Eletrocenter, Itamar - Casa do Plantador, Erivelton – InforCell
Nossa!!! O amor à EDUCAÇÃO é de família mesmo,fiquei muito feliz ao visitar o seu blog e ler esses artigos tão interessantes.Tudo que acontece de bom na educação brasileira deve ser divulgado,pois no nosso Brasil também existe professores APAIXONADOS por sua profissão,assim como nós,não é tia?
ResponderExcluirBeijos e Parabéns!!!